Como usar a ferramenta de palavras-chave do Google

A escolha assertiva de palavras-chave é fundamental para quem trabalha com Google AdWords ou está desenvolvendo uma estratégia de produção de conteúdo para aumento do tráfego da sua página. Um grande auxílio nessa tarefa é utilizar o Planejador de Palavras-Chave, uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google. Trata-se de um otimizador para a determinação das melhores palavras.

Planejador de palavras-chave do Google: entenda como usar

Como expliquei acima esse planejador de palavras-chave é uma ferramenta disponibilizada para tornar a seleção das palavras mais alinhada com as buscas realizadas pelo seu público de interesse. Funciona como um filtro de quais termos levarão as pessoas interessantes para a sua página. A seguir apresentarei um passo a passo de como utilizar essa ferramenta.

1 – Conta no Google AdWords

Para poder utilizar a ferramenta de palavras-chave é necessário ter uma conta no Google AdWords. Quem ainda não tem pode se cadastrar acessando a página inicial do AdWords e clicando então em “Comece agora”. O processo é bastante simples e intuitivo preencha dados como e-mail, site, nome, data de nascimento entre outros e crie uma senha de acesso. Leia e dê o aceite nos termos de uso do serviço.

2 – Crie uma campanha

Hoje em dia, não tem como acessar o planejador de palavras-chave sem criar uma campanha, a dica que dou é fazer apenas uma simulação se o objetivo for realmente só pesquisar as palavras. Basta que você preencha os dados da campanha e opte pelo pagamento através de boleto bancário. Completando a criação da campanha você receberá um e-mail confirmando o seu cadastro. Aqueles que já possuem conta no Google AdWords podem fazer seu login diretamente acessando a sua conta.

3 – Acessando o Planejador de Palavras-chave

Com a sua conta criada e ativa acesse o Google AdWords e clique no ícone de chave inglesa que abrirá a aba de Planejamento, na qual está disponível o planejador de palavras-chave.

4 – Realizando a sua consulta na ferramenta

Para fazer a sua consulta clique na primeira opção que permite encontrar novas palavras-chave e observar qual o volume de dados de pesquisa de cada uma. Ao fazer isso serão abertos novos campos de busca permitindo utilizar filtros para tornar sua busca mais produtiva.

A melhor forma de definir as palavras usadas para fazer a busca é considerar do ponto de vista da persona do seu negócio, ou seja, quais termos você acha que os interessados no seu produto ou serviço utilizam para encontrar o seu site. Para começar você pode digitar o nome do seu produto ou serviço. Torne o resultado ainda mais preciso definindo as localidades em que deseja que a busca seja feita.

O processo de busca pode ser ainda mais afinado acrescentando palavras-chave negativas reduzindo as chances de obter resultados que não estejam relacionados com a sua oferta. Em seguida você deve clicar no botão ‘Obter ideias’, o planejador fará uma busca e apresentará as opções mais pertinentes de palavras-chave com base em dados das pesquisas dos últimos doze meses. A ferramenta responde a busca feita e também apresenta palavras-chave relacionadas com outros termos semelhantes.

5 – Faça a análise dos resultados

Após ter criado a sua conta no Google AdWords e ter realizado a sua pesquisa das palavras-chave chega o momento de fazer a análise das propostas. A partir da lista fornecida fica relativamente simples escolher as palavras que mais facilmente serão usadas em pesquisas no Google pelo seu público. O objetivo central é conquistar um bom posicionamento, seja pago ou orgânico, nas consultas realizadas a partir das palavras-chave utilizadas.

Não existe uma regra quanto ao número de palavras-chave utilizadas a recomendação é ficar atento a verba disponível de orçamento e determinar quais dentre elas são as mais indicadas para promover seus produtos e/ou serviços. Quando se tem um orçamento mais reduzido para investir em marketing digital é interessante apostar em menos palavras-chave, algo entre 5 e 20 por anúncio.

6 – Adicionando a palavra-chave ao anúncio

Com a seleção de palavras-chave devidamente feita você poderá incluí-las no seu plano dentro do próprio planejador de palavras-chave. Na coluna adicionar você deverá clicar no botão )). A plataforma vai criar e apresentar estimativas referentes aos custos e aos resultados. É possível salvar ou vincular palavras selecionadas para uma nova campanha.

7 – Crie conteúdo a partir das pesquisas

No Painel de Palavras-chave disponível dentro do Planejador é possível verificar a evolução de cada uma das palavras utilizadas. Utilize essa análise para ver quais palavras contribuem para uma melhor performance diante do público de interesse e assim dê prioridade para elas nos próximos conteúdos a serem criados. Priorize a produção de conteúdo quando atingir uma posição acima da centésima no Google.

Fonte: Marcus Marques

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