Educação Corporativa: entenda as vantagens do treinamento EAD para empresas

As melhores experiências que já tive com empresas que prestavam bons serviços aos seus clientes foram com as que investiam em uma boa educação corporativa, ou seja, na capacitação contínua dos seus colaboradores.

Muitas delas já possuíam uma política focada em desenvolver pessoas para que entendessem a importância de sua função para a organização.

Quando falamos de capacitar pessoas a fim de prestar o melhor serviço aos clientes, estamos falando não só de conhecer o produto que vende ou presta serviço, mas de entender o comportamento de consumo de seus clientes, as necessidades que ele muitas vezes lhe sinaliza em forma de reclamação ou de ausência.

Ganhando mais investindo na Educação Corporativa

Segundo pesquisa do Panorama do Treinamento no Brasil – que está em sua 12ª edição -, mostra-nos que as empresas brasileiras destinam um valor correspondente a 10% da folha de pagamento como investimento anual em treinamento e desenvolvimento (T&D).

Um dado curioso que percebemos nessa pesquisa é quando fazemos uma analise comparativa com os EUA, o percentual de investimento durante o mesmo ano de 2017 é bem menor apenas 4,25%.

Em números percentuais nos parece pouco, mas quando analisamos valores absolutos sobre investimento percebemos que esse valor total referente a folha de pagamento dos americanos é bem maior do que a de nosso país, mesmo com percentual menos.

Mas estamos avançando, aos poucos temos percebido um aumento de investimento voltado para capacitação per capta, no ano de 2017 o valor por colaborador ficou em R$ 788,00, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano anterior, o valor está aquém dos americanos, mas vem crescendo ano a ano, apontando, sem dúvida, uma constante tendência de ganho de relevância.

Como driblar as dificuldades da sua empresa

Sabemos que os desafios são inúmeros, mas o fato é que, se quisermos ser estratégicos e otimizar a operação precisaremos focar em desenvolvimento de pessoas e pensar em alternativas que possibilitem os gestores criarem possibilidades.

O mais indicado é iniciar pelo básico, muitas empresas acreditam que ter realizado apenas o LNT-Levantamento das Necessidades de Treinamento é o suficiente, mas precisamos ter muito claro o objetivo que queremos atingir com o treinamento, acompanhar o engajamento das pessoas e o retorno dessa capacitação.

Para facilitar o processo é importante verificar e buscar entender todas essas questões:

  • Qual é o objetivo a ser alcançado, o que você quer melhorar ou reduzir, se for acidentes de trabalho, crie metas e acompanhe os indicadores. Não crie nenhuma melhoria para o setor como a aquisição de um equipamento diferente por exemplo?
  • Qual será o público a ser atingido, quem serão os colaboradores ou setor envolvidos?
  • Qual mudança comportamental precisará ser implantada no público escolhido?
  • Quais são as principais rupturas que a empresa passa que poderia causar alguma dificuldade na realização ou aprendizado dos colaboradores.
  • E por último, mas não menos importante, qual o formato de aula utilizado que melhor se adequara a sua realidade e curso?

Modalidades de treinamentos

E falando sobre escolher uma melhor modalidade para realizar esses treinamentos, uma das possibilidades além da presencial seria a EAD.

Se a sua escolha for essa será preciso que se analise cada curso e foco como já falado anteriormente, no caso de cursos que estejam mais relacionados com a interação entre as pessoas, como uma oficina de fala em público, por exemplo, é mais indicado realizar um treinamento presencial.

Já para treinamentos que estejam ligados a determinadas áreas do conhecimento ou a práticas que melhoram a rotina de trabalho será mais indicado utilizar uma plataforma de EAD.

Aplique o “blended learning”

Ainda, existe a possibilidade de oferecer os dois formatos aos empregados, o chamado blended learning, essa modalidade busca combinar práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos em ambos os ensinos.

A empresas tem investido mais a cada ano, 21% a mais no ano de 2017 comparado ao ano anterior. Elas compreenderam que a gestão do conhecimento é um dos alicerces mais eficazes para a sustentabilidade e crescimento de suas empresas.

Veja as 5 vantagens da educação a distância (EAD):

Então, como fazer isso, quando muitas empresas já trabalham com uma operação no limite e possuem poucos recursos para investir na área de T&D? Nosso presidente, José Carlos Fortes, comentou também em seu artigo sobre como qualificar suas equipes sem dificuldades, através do ensino a distância.

Essa também pode ser uma pergunta que você talvez esteja fazendo agora. A resposta não é simples, mas existem algumas alternativas para diminuir essa lacuna.

Vamos falar sobre um desses recursos, treinamentos com modalidade da educação a distância. Para quem ainda tem preconceito com modalidades virtuais de treinamento, elaborei uma relação elencando as vantagens da EAD:

1) Fácil interação

Um dos principais desafios para a área de RH e manter a mesma cultura e rotina de capacitação para suas filiais ou unidades de negócio de suas empresas. A tecnologia tem facilitado esse distanciamento, possibilitando vídeo chamada promovendo interação entre facilitador e colaboradores. Para facilitar sua vida, deixarei a sugestão de 4 ferramentas para lhe ajudar a diminuir as distâncias e lhe possibilitar realizar vídeo conferência, e o melhor, gratuitas.

  • EzTalks
  • Google Hangouts
  • Messenger
  • Appear.in

2) Acessibilidade em tempo integral

Quem trabalha com treinamento e desenvolvimento já enfrentou as dificuldades que começam, desde o momento de LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento) até o momento de encontrar um tutor que ministre a capacitação.

Com a utilização de uma plataforma EAD, muitas dificuldades como organizar uma turma para treinamentos presenciais, encontrar um bom facilitador, ajustar a agenda dele com a da empresa são rapidamente resolvidos. Também dispensa a adaptação na agenda dos alunos para treinamentos presenciais.

Isso facilita treinar colaboradores cuja jornada de trabalho foge do horário comercial, como é o caso de motoristas e profissionais de saúde e de atendimento.

Vou deixar para você uma dica de plataforma para que você possa criar seus treinamentos e montar um plano de capacitação fantástico. Conheça a plataforma Elore e tenha toda a gestão de treinamentos, desde lançar materiais a acompanhar sua performance de visualização e inscritos.

Atenção!

Mas, atenção se a sua empresa não dispõe de banco de horas ou algum acordo prévio com os colaboradores, você precisa ficar atento, pois treinamentos que exigem que o colaborador estude fora do horário de expediente podem gerar a necessidade de pagamento de horas extras.

3) Metodologias parametrizáveis

Com essas ferramentas o seu plano de treinamento pode ser bem diversificado, os treinamentos podem ser por videoaula, fórum, ter momentos que você coloque em seu planejamento para terem horas com conferência.

Outra dica muito legal que pode ser utilizada é usar todos esses recurso para gameficar o aprendizado, o colaborador que mais acumular horas/treinamento e melhor se sair nas avaliações acumula pontos para trocar por prêmios.

Leia mais em nosso artigo sobre gameficação

Todas essas iniciativas trazem ganhos para ambas as partes, a empresa em garantir um colaborador capacitado e o aluno/colaborador por se sentir valorizado e engajado dentro das estratégias da organização.

4) Economia

Mesclar sua capacitação com ferramentas EAD proporcionam uma redução nos custos que vão desde custos com deslocamento e infraestrutura utilizados em treinamentos presenciais. Os valores da EAD caem ainda mais quando considerado o tempo poupado nos treinamentos e revertido em produção -ROI (Retorno sobre Investimento).

5) Engajamento

Outro conceito muito utilizado nos dias atuais é o conceito de que as organizações estão investindo cada vez mais em universidades corporativas.

A economia de tempo e investimento para realizar treinamentos EAD é atrativo para manter ativa esse recurso. Desse modo, os empregados recebem qualificação contínua, o que beneficia a organização e os profissionais, impulsionados pela postura motivadora da corporação.

É importante lembrar que os o plano de treinamento é algo vivo e está em constante devir. Não dá para engessar e utilizar o mesmo plano sempre, fique atento as mudanças do mercado, as estratégias da empresa e as necessidades específicas de cada setor ou área. Dessa maneira, a capacitação em sua empresa será sempre estratégica e trará resultados mensuráveis.

Fonte: Fortes Tecnologia

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