Forecast de vendas ou Previsão de vendas, sabe o que é e como funciona?

A previsão de vendas ou o forecast de vendas se refere a uma ferramenta de gestão comercial, que tem o objetivo de estimar quantos negócios devem ser fechados em um determinado período para alcançar as metas almejadas. Saiba mais!

Bater as metas para, então, dobrar a meta, é algo que costuma ser muito falado entre equipes comerciais, não é mesmo? Isso porque vender sempre demanda muitos fatores, tendências, planejamentos frequentes e objetivos a serem alcançados. Porém, existe uma ferramenta que pode ajudar o seu time: previsão de vendas ou forecast de vendas. 

Essa estratégia, além de antecipar os possíveis resultados, também é ideal para manter a saúde financeira em dia e traçar planos alcançáveis para conquistar as metas definidas com mais eficácia e praticidade. Prossiga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o que é forecast de vendas ou previsão de vendas.

O que é forecast de vendas ou previsão de vendas?

Essa estratégia, como falamos há pouco, se refere à ideia de prever quantas vendas serão concluídas em um período, indicando o faturamento alcançado e incluindo outros fatores importantes, como a época do ano, o histórico de negócios fechados, os investimentos em marketing e as mudanças no mercado.

Dessa forma, para que a sua empresa realmente tenha uma análise mais segura e confiável, é necessário se basear em dados e informações relevantes. Apesar de, ainda assim, as previsões não serem completamente exatas, elas podem servir como um parâmetro eficiente a ser utilizado nas próximas etapas de venda.

Quais são os benefícios do forecast de vendas?

Talvez você esteja achando que o forecast de vendas é uma tarefa muito trabalhosa para algo que não gera 100% de certeza, mas utilizar essa estratégia pode proporcionar diversas vantagens para a sua empresa a longo prazo, entre elas:

  • avaliar o desempenho dos profissionais;
  • entender se é preciso aumentar a equipe;
  • verificar a necessidade de oferecer treinamentos com mais frequência;
  • conhecer o perfil do público do seu negócio;
  • desenvolver uma abordagem de comunicação e vendas mais eficaz para a audiência;
  • analisar quais períodos são mais propícios para vender e se destacar no mercado de atuação;
  • ajustar o orçamento e fazer um bom planejamento financeiro antecipadamente.

Como funciona a previsão de vendas?

Agora que você já conhece a importância da previsão de vendas ou do forecast de vendas, é hora de entender como fazer isso na prática para obter mais sucesso no dia a dia da sua empresa. 

Como é possível perceber, a previsão não se trata de adivinhar o quanto você vai vender, mas de utilizar dados para chegar o mais perto da realidade possível da sua empresa e do setor em que atua no mercado. Por isso, é necessário ter atenção aos seguintes pontos:

  • faça uma coleta de informações em diversas fontes para iniciar o processo de previsão;
  • analise o histórico de vendas da sua empresa, reúna a sua equipe comercial, verifique o valor de compra de cada potencial cliente, analise o funil de vendas e mapeie as etapas do processo comercial da sua empresa;
  • conheça o perfil das empresas concorrentes, o modo de trabalho, o perfil do público e a quantidade de vendas;
  • pesquise mais sobre o mercado econômico e o setor de atuação, a fim de ver como as mudanças na economia podem afetar as vendas do seu negócio;
  • conheça a duração do ciclo de vendas, a taxa de conversão e o tempo médio que os seus clientes levam para realizar uma compra;
  • analise todos os dados coletados para ter insights e traçar os próximos passos;
  • utilize uma ferramenta tecnológica, como um sistema de gestão, para reunir as informações e gerar relatórios de acompanhamento de processos e análises de resultados.

Com um sistema de automação de vendas, você consegue reunir as informações de forma mais confiável e eficiente para fazer o seu forecast de vendas, otimizando os seus processos e a saúde financeira do seu negócio. 

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