O Que é Pesquisa de Mercado e Por Que Todo Empreendedor Precisa Fazê-la?

Se você deseja se tornar um empreendedor certamente já ouviu falar sobre pesquisa de mercado, um passo essencial de ser dado antes de dar início ao seu negócio. Embora sua relevância seja apregoada com certa frequência ainda há certo desconhecimento dos motivos pelos quais deve ser realizada por todo e qualquer empreendedor. Entender quais são as bases dessa pesquisa e como ela pode ajudar na concepção de uma empresa mais estruturada é o segredo do sucesso.

Afinal, o que é pesquisa de mercado?

Trata-se de uma das ferramentas mais relevantes para quem deseja dar início a um novo projeto empreendedor, pois permite traçar um curso mais seguro para os investimentos. Antes de começar a realizar as suas atividades no mercado é bom saber quais são as oportunidades e ameaças que aguardam seu negócio. A produtividade da sua companhia e suas chances de sucesso certamente serão potencializadas pelas respostas obtidas por meio dessa pesquisa.

Uma pesquisa de mercado exige um conhecimento profundo das estruturas da sua companhia reconhecendo quais são os seus pontos fracos e quais são os pontos que podem gerar vantagens no mercado. Após ter pleno conhecimento das características da sua organização chega o momento de observar a concorrência com foco nos pontos que podem trazer vantagens competitivas.

Nesse tipo de pesquisa o método empregado é o de selecionar uma amostra do público-alvo para que seja exposto ao produto ou serviço respondendo o que identifica de positivo e negativo bem como no que pode comparar com a concorrência. Trata-se de um trabalho que investiga a fundo a capacidade de conquista do público por uma marca.

Questões que podem ser respondidas pela pesquisa de mercado

O processo de uma pesquisa de mercado guarda certa complexidade haja vista que deve ser profunda e estar aberta para observar diferentes vieses. Para que essa pesquisa seja considerada eficaz em seu propósito deve identificar alguns pontos fundamentais para alcançar o sucesso como as necessidades dos consumidores, como se destacar em relação à concorrência, qual o segmento dentro do seu mercado que está mais aquecido, quem são os consumidores efetivos e quais são os consumidores potenciais entre outros.

Basicamente o papel dessa pesquisa é mostrar o papel que a sua companhia ocupa no mercado e qual posição poderá alcançar. Trata-se de ter em mãos as respostas que permitirão ligar os seus consumidores com a sua marca. Acertar se torna muito mais fácil quando se tem respostas concretas em mãos. Essa pesquisa permite que a sua organização tenha mais assertividade ao se inserir no mercado.

Por que todo empreendedor deveria fazer uma pesquisa de mercado?

Ao abrir uma empresa muitas pessoas se sentem inseguras em relação ao passo que estão dando por saber que muitos empresários não conseguem se manter no mercado nem por cinco anos. Essa taxa de companhias que não conseguem se manter poderia ser menos assustadora se os empreendedores tivessem mais informações a respeito do seu setor de atuação e quais são os caminhos com mais potencial para dar certo.

Não encontrar o nicho certo de mercado, estar num ponto comercial desfavorável, não conseguir estabelecer preços tão competitivos quanto os concorrentes entre outros pontos podem ser as causas de falência de diversas organizações. Observa-se que são problemas que poderiam ser evitados apenas tendo informação a respeito dos possíveis reveses. A pesquisa de mercado funciona como uma bússola que facilita a consolidação do empreendedor no mercado em que pretende atuar.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Agora que você já sabe o que é uma pesquisa de mercado deve estar se perguntando como fazê-la. A dica é procurar por uma empresa especializada na realização desse tipo de apanhado de informações para ter em mãos um compilado com dados imparciais. Contratar uma companhia para o trabalho também ajuda no sentido de não ter a influência de conhecidos sobre as respostas obtidas por sua pesquisa. A isenção do pesquisador é fundamental para apresentar seus resultados a um investidor.

Para que o pesquisador possa realizar o seu trabalho é essencial que tenha uma base com as informações mais pertinentes a respeito dos produtos/serviços que a sua organização pretende fornecer. No caso de um produto é válido até mesmo ter um protótipo do item para que seja possível fazer uma apresentação mais significativa para o público em potencial.

A efetividade da pesquisa de mercado demanda que o público que irá responder as questões tenha sido escolhido de acordo com os objetivos da marca. A empresa responsável por aplicar a pesquisa deve ter bem delineado esse perfil de maneira que possa trabalhar com perguntas diretas e claras. O passo final dessa pesquisa é a tabulação dos resultados, isto é, a identificação de como o público vê a sua marca e quais são as potenciais oportunidades e ameaças.

Fonte: Blog Marcus Marques

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