Os Melhores Investimentos Para Se Fazer em uma Empresa

O povo brasileiro possui grande capacidade empreendedora, contudo, ainda falta delinear melhor algumas questões pertinentes de gestão. Saber como realizar os melhores investimentos em seu próprio negócio aparece no topo dessas questões administrativas que precisam de uma revisão. Entender de que maneira o lucro pode ser redirecionado para o empreendimento permitindo o seu crescimento é essencial para evitar possíveis dificuldades no futuro.

Quais São os Melhores Investimentos Para Fazer em uma Empresa?

Boa parte dos empreendedores iniciou o próprio negócio muito mais focados na paixão pelo segmento em que atua do que propriamente na questão empresarial. Com isso, surge uma questão pertinente a do reinvestimento de parte do lucro no desenvolvimento da companhia. Nem todo mundo tem a percepção de que mesmo em time que está ganhando se deve mexer.

É exatamente quando as coisas vão bem para o empreendimento que o gestor deve considerar quais são os melhores investimentos a serem feitos. A seguir vou apresentar algumas boas estratégias para quem tem capital em mãos e pretende fortalecer o seu negócio oferecendo-lhe mais competitividade no mercado.

1 – Investimento em otimização do trabalho

Estamos em plena era da tecnologia e aproveitá-la ao máximo para tornar a sua organização mais produtiva é uma forma inteligente de investir. Otimizar significa automatizar processos liberando os colaboradores da realização de tarefas repetitivas e automáticas para o desenvolvimento de ideias criativas.

Vale a pena observar na rotina da sua companhia quais as atividades que podem ser realizadas por softwares ou equipamentos automatizados, reduzindo o tempo necessário para as mesmas e ainda levando para quase zero as possibilidades de erros.

2 – Investimento em desenvolvimento logístico

A logística é a base para o sucesso de qualquer organização que dependa da distribuição de produtos. Nos últimos anos, foram desenvolvidos diferentes sistemas que permitem controle mais efetivo da localização dos itens em sua jornada até as lojas revendedoras ou até o cliente final. Investir num sistema tecnológico que torne mais fácil responder para o seu consumidor onde está o produto que ele comprou ou mesmo poder informá-lo sobre o dia e hora de chegada, é um excelente diferencial.

Em alguns casos, o investimento pode ser simplesmente a contratação de empresas de entrega, conseguindo, dessa forma, mais efetividade para que seus produtos cheguem aos seus consumidores. Remediar problemas de entrega através dos Correios pode ser mais caro do que pagar um valor mensal para uma transportadora.

3 – Investimento na melhoria da qualidade dos seus produtos

Manter-se na liderança do seu segmento de mercado exige estar sempre um passo à frente dos concorrentes, tendo a compreensão do que o consumidor espera da sua marca. Uma forma de fazer isso com inteligência é estudar os seus produtos, identificando os pontos em que eles podem ser melhorados ou, até mesmo, modificador para atender melhor as demandas do público-alvo.

Esse é um dos melhores investimentos para a sua marca, porque ajuda a fortalecê-la para quem mais importa, os seus consumidores. Pense que os clientes devem sempre ter a sua empresa como resposta para a pergunta de quem pode atender as suas necessidades com mais eficiência. Novamente ressalto que em time que está ganhando se mexe sim e com frequência.

4 – Investimento no desenvolvimento de novos produtos

Um dos melhores investimentos que podem ser feitos numa companhia que está se consolidando num segmento de mercado e deseja garantir uma posição mais estável. Ter uma linha de produtos de sucesso é muito positivo, contudo, é importante que se considere o que aconteceria se de um dia para o outro chegasse ao mercado um concorrente disruptivo (que muda a lógica do mercado tornando os antigos líderes obsoletos).

Contar com outras linhas de produtos fortes para sustentar a sua marca durante fases de quedas de venda ou mesmo de perda de mercado é fundamental. Além disso, ao desenvolver outros produtos a sua organização se torna mais versátil e potencialmente mais lucrativa. Parte do investimento deve ser direcionado para o estudo de viabilidade para ter certeza de que a nova linha será bem-sucedida.

5 – Investimento no marketing da companhia

Manter sua marca relevante para o público-alvo pode ser algo complicado num contexto em que há uma grande profusão de novos negócios abrindo suas portas todos os dias. Direcionar parte dos lucros da empresa para o marketing da mesma é uma forma de garantir o seu posicionamento estratégico podendo inclusive funcionar como uma alavanca das vendas.

Contudo, para que esse investimento traga o retorno esperado, é essencial desenvolver um plano de marketing. Comece pensando em qual é o objetivo mais relevante neste momento para em seguida considerar a melhor forma de realizá-lo. Com uma estratégia bem definida o capital do seu empreendimento será direcionado para os pontos certos.

Fonte: marcusmarques.com por Marcus Marques

Compartilhe: