Empreendedor Curioso – Por que esse perfil tem mais chance de êxito!

Muitas pessoas se definem como o tipo de empreendedor curioso, no entanto, nem todos realmente o são no entendimento profundo dessa palavra. Entender o que realmente significa ser curioso no âmbito do empreendedorismo é o segredo para se consolidar num mercado cada vez mais competitivo. Perguntar além do ‘por que?’ é essencial para ter mais chances de obter êxito.

O Que Significa Ser um Empreendedor Curioso?

Praticamente todo mundo se lembra de ter sido criança e perguntar a todo momento o porquê de diferentes acontecimentos e situações. No entanto, muitas pessoas perdem essa curiosidade infantil nata com o passar dos anos desconhecendo que essa característica pode se tornar a sua principal aliada para conquistar uma posição de destaque no mercado.

Quando falo sobre curiosidade empreendedora estou falando a respeito de uma curiosidade investigativa que é mais profunda e seletiva. Não se concentra apenas em tópicos superficiais, saber direcionar o foco da sua busca por conhecimento é fundamental para ser bem-sucedido como empresário. Há que se separar os tópicos para se ter curiosidade, isto é, selecionar assuntos que realmente acrescentem a sua trajetória.

Outro critério relevante diz respeito à profundidade dos temas que se pretende investigar, evite permanecer focado em perguntas que tenham respostas simples como ‘sim’ ou ‘não’. Encontre os questionamentos que te façam refletir sobre formas de crescer e consolidar o seu negócio. Fuja das curiosidades rasas que não instigam a desenvolver o seu perfil de empreendedor.

Curiosidade Se Transforma em Conhecimento

O fato que faz com que um empreendedor curioso tenha muito mais chances de ser bem sucedido é que o de que ele tem acesso a mais dados que juntos podem ser articulados em informações que se tornarão diferenciais. Sendo assim a curiosidade que tem seletividade e profundidade é a base para se tornar um gestor melhor preparado para enfrentar as dificuldades que podem surgir no dia a dia.

O comportamento curioso é o que move os gestores de diferentes segmentos a tomarem as melhores decisões e a desenvolverem projetos que se mostram disruptivos. As grandes ideias nascem da perspectiva dos problemas que os consumidores possuem e que não estão sendo resolvidos pelas outras companhias. Ter uma visão clínica para esse tipo de questão é crucial para alinhar as melhores estratégias no seu negócio.

Questione Dentro e Fora da Sua Companhia

O empreendedor curioso olha para fora da caixa sem deixar de atentar para as oportunidades que estão dentro dela. A mensagem que estou tentando passar é a de que o gestor de uma organização deve estar atento ao que acontece dentro do seu negócio, porém, também no que acontece fora, ou seja, nos seus concorrentes e no seu mercado como um todo.

Comece a fazer perguntas a si mesmo a respeito do quanto você sabe sobre os projetos em andamento, o quanto tem investido em novas estratégias e qualificação dos seus colaboradores assim como no que a sua concorrência está trabalhando nesse momento. Quanto mais nos fazemos perguntas mais fácil se torna identificar os caminhos mais corretos para tomar em diferentes situações.

Como Se Tornar um Empreendedor Curioso?

Ser um empreendedor curioso é o primeiro passo para levar a sua empresa as primeiras posições do seu setor, contudo, pode ser que você não se identifique com essa característica no momento. A dica que temos a esse respeito é a de cuidar para desenvolver um comportamento focado na curiosidade que pode levar ao crescimento da sua companhia. Continue lendo e descubra como se tornar curioso tendo oportunidades de êxito.

– Mantenha um processo de coleta de informações

Ler notícias em portais de sua preferência ou mesmo no tradicional jornal de papel assim como conversar com pessoas de diferentes vivências, ir ao cinema, conhecer as novidades do seu setor entre outras atitudes contribui para o armazenamento de informações. Trata-se de fazer uma coleta de dados que aos poucos vão sendo cruzados na sua cabeça para chegar a informações relevantes que podem mudar os rumos do seu empreendimento.

– Tenha foco em sua curiosidade

Embora seja possível tirar proveito de uma série de questionamentos que parecem soltos num contexto geral não podemos deixar de utilizar a curiosidade com foco. Quando não se tem foco acaba se perdendo tempo com questões que não acrescentarão em nada para o crescimento da sua companhia. Comece a pensar sobre quais são os tópicos que poderão influenciar na tomada de decisão dos seus negócios e se concentre em buscar respostas para eles.

– Detalhes

A busca de informações para o crescimento de uma empresa pode ou não ser focada em detalhes, tudo depende de quais são os objetivos da companhia. Organizações que estão tentando empreender um crescimento rápido devem focar nos pontos mais relevantes das informações enquanto que aquelas que estão num mercado extremamente competitivo e que tem mais tempo para se consolidar devem sim dar atenção a detalhes. Considere o quanto os detalhes são dispersivos ou essenciais.

Gostou dessas dicas de como ser um empreendedor curioso e ter mais chances de ter sucesso?

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe: